segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ajudando um Quebecois



Nosso primeiro dia de 2011 foi bem divertido. Recebemos um e-mail pelo manhã do Serge, nosso professor de francês lá da Ecole Quebec pedindo que ligassemos pra ele assim que víssemos a mensagem.

O Serge é do Quebec e está no Rio há apenas três semanas e não fala português ainda e além de dar aulas na Ecole ele é correspondente da Radio Canada.

Quando ligamos ele nos explicou que precisava fazer uma transmissão ao vivo para a radio em Montreal sobre a posse da Dilma, mas precisava filmar de um lugar que tivesse vista para a rua... então ele queria fazer a transmissão na nossa casa (porque nós somos vizinhos, ele está morando na esquina da nossa rua), mas nosso apartamento é virado para dentro do condomínio... o máximo que ele ia conseguir filmar é o parquinho...rsrsrs

Então o Rê disse q temos 3G e podíamos ir filmar em outro lugar. E fomos para o telhado do prédio dele....rsrsrsrs Ele é uma figuraaaa.... saiu pisando nas telhas como se estivesse caminhando na rua... a telha quebrou e eu morrendo de medo da gente cair la embaixo.

Depois de todo o equipamento armado no telhado... o sinal do 3G não era forte o suficiente. Não estava dando pra sincronizar a imagem dele com a voz e nada feito. Tinhamos que procurar outro lugar, s´que não tinhamos tempo... a posse da Dilma já ia começar.

Então descemos para o apartamento dele... e o sinal do wifi dele ainda não era o suficiente... então falei para o Rê conectar direto no cabo. Mas é lógico que o cabo não vinha até a varanda.

Fizemos uma gambiarra mega ultra power de tomadas pra trazer o ponto da internet até a varanda e colamos tudo com fita isolante porque ficava soltando...rsrsrs

Ótimo... agora tinhamos velocidade na internet suficiente pra fazer a transmissão, mas a iluminação não estava boa... batemos na casa do vizinho da frente e ele arrumou um monte de lampada q colocamos num bocal e claro... mais uma gambiarra power para colocar isso na tomada.

Mas ainda estava escuro... aí o Serge teve a idéia de colocar um espelho p refletir a luz q estava atrás dele para o rosto e foi assim que fizemos a transmissão... com o Rê segurando um espelho atrás da camera.

Só que aí tinha o roteiro. Ele não fala português... então eu e o Rê ouviamos a posse em português, escreviamos pra ele em inglês e ele transmitia em francês....hauahuhaa foi muito divertido, uma aventura :D

Depois eu e o Rê fomos pra casa mortos pensando como é dificil se virar num lugar com tudo diferente. Deu um friozinho na barriga pensar que daqui a pouco nós que estaremos precisando de toda a ajuda que conseguirmos... mas estamos ansiosos!

Que venha 2011 e ele nos traga o Canadá \o/

Bjs, Sa


6 comentários:

Beta Takaki disse...

Hhaha muito bom o post, Sa!

Feliz 2011 pra voces e estou aqui na torcida pra esse ano seja cheio de realizacoes para voces!

Por aqui está tudo tranquilo! Minhas aulas de ingles comecam na quinta-feira e estou super com medinho! hahaha. Mas depois passa, ne?! =P Até agora não tivemos muitas dificuldades de adaptacao, graças a Deus, mas acredito que com o passar do tempo mtas coisas novas irao aparecer!
Nao tive problemas com a comida, e olha que tenho intolerancia a lactose! Mas o melhor eh que aqui tem mta coisa pra nós que nao podemos tomar leite! Acho uma maravilha! Sinto falta apenas de uma bananinha boa... ainda não achei nenhuma realmente gostosa... e eu adoooro banana.. =( e tambem sinto falta das musicas do Brasil. Nao gosto das musicas daqui! kkk. Nao faz msm meu tipo! E, claro, a saudade que é algo que a gente aprende a conviver, mas as vezes me deixa tristinha. Skype nos ajuda muuiito nessas horas!
Outra coisita eh o inverno... nao eh nenhum bicho de 7 cabecas como o povo fala... bem agasalhado, andamos na rua tranquilamente! Imigrar no inverno eh totalmente possivel, o povo é que gosta de fazer esparro! kkkk.
E voces como estao? Como andam o processo? Estudando frances? Beijo grandee!

Sil disse...

post divertidissimo!!!! parec que eu vi a cena do professor em panico tendo que fazer a gravação e vcs como bons brasileiros dando um jeitinho em tudo..... bjos e boa sorte nesse ano

Com o pé no Canadá disse...

Betinha minha flor! Muito bom saber que estão se adaptando tão bem! Estou aqui na correria dos documentos. Estava só esperando os antecedentes criminais que finalmente saíram ontem, hoje vou tirar as fotos e também falta os gerentes do Rê assinarem as cartas de experiencia profissional. Espero que essa semana eu envie tudo :D
Ansiedade mega!

Bjs, Sa

Com o pé no Canadá disse...

hauhaa... Sil... foi mesmo muito divertido e essa parte do jeitinho brasileiro nós queremos levar conosco...rsrsrs

Bjs, Sa

M e H disse...

kkkkkkkkkkk Deve ter sido divertido...rs
Eu ficaria tensa tendo que traduzir ao vivo do português pro inglês.. assim em tempo real...rs Acho que falaria tudo errado...
Podia colocar a foto que vcs tiraram lá!
bjosssss
:)

Unknown disse...

deve ter sido divertido e cansativo. rs rs
compensou o trabalho todo ??

abraços;
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/