quarta-feira, 23 de março de 2011

Compra de imóvel e financiamento no Canadá

Enquando o pedido de exames não chega eu estou pesquisando tudo que posso pra facilitar o começo de nossa vida no Canadá e o que mais nos preocupa é a moradia.

Todos partem para o aluguel assim que chegam, mas nós estávamos pensando se não daria pra comprar logo porque vamos vender nosso apartamento aqui... e mesmo que o dinheiro não desse pra comprar outra, poderíamos pelo menos dar o valor como entrada no Canadá. E ficaríamos em homestay até conseguir emprego e poder pegar um financiamento. Porque ninguém merece ficar gastando dinheiro com aluguel.

 E então fui perguntar a quem sabe. Um amigo nosso que está no Canadá e as informações que ele me deu foram as seguintes:

“Aqui voce tem que construir uma pontuação de crédito. Sem emprego e sem crédito nao te emprestam nem 1 real. Vale a pena pegar o aluguel pelo 1º ano.
Com emprego voce tem que aguardar o período comprabatório (acho que é isso) - 6 meses. Vale mais a pena pegar um aluguel tipo Daniels (que a maioria pega) e esperar tudo se acertar.
O governo nao libera os bancos pra emprestar dinheiro. E casa aqui é uma fortuna.
A regra mudou agora, de 35 reduziu pra 30 anos... 5% aumentou pra 10% de entrada e tem um seguro obrigatório do governo com os bancos chamado CHMC. Acima de 20% eles liberam. Menos do que isso é lei. Nao liberam. E voce tem que ser aprovado por eles.”

Pronto, depois desse balde de água geladinha acho que vou voltar minhas pesquisas para aluguel de imóvel.
Ainda sobre compra ele me passou o site www.mls.ca. Esse site centraliza todos os imóveis a venda no Canadá. Se não tá, nao existe   J
Mesmo não comprando assim que chegar lá vale a pena pra ir vendo os preços, namorando os imóveis e se planejando. Eu que adoro essas pesquisas de imóvel estou me divertindo nesse site.

E vocês, o que andam planejando?

Bjs, Sa

12 comentários:

Anônimo disse...

No geral eh isso mesmo, mas vi dois equivocos. Primeiro, essa "mudanca" da lei nao eh bem assim, para resumir bem, so se aplica para quem compra o primeiro imovel, o caso de todos nos que chegamos aqui no Canada, mas sim para um segundo e subsequente imovel. A regra continua sendo 5%. Pode perguntar para a Rosa ou pro Alfredo Patricio, corretores brasileiros aqui no Canada.

Segundo, realemente uns 95% dos imoveis estao listados no site MLS, mas nao que o que nao esta la nao existe. Na verdade todos os imoveis que passam na mao de corretor para ser vendido obrigatoriamente estao la, mas uma parcela dos imoveis que sao vendidas diretamente pelos donos nao...

Abracos,
Carlos

Anônimo disse...

Ops, na pressa maltratei um pouco o portugues e a concordancia.
Leia-se:
Primeiro, essa "mudanca" da lei nao eh bem assim, para resumir bem, NAO se aplica para quem compra o primeiro imovel.

Rafael e Amanda disse...

Oi !
apenas para corrigir algumas informações (estou entendendo do assunto pq estamos procurando casa para comprar).
* Quem é recém chegado pode comprar casa sim. Existe um programa do governo que auxilia quem acabou de chegar e quer comprar casa. Neste programa eles avaliam o histórico de crédito do seu país de origem para que vc possa ter taxas competitivas como se já morasse aqui: http://www.cmhc.ca/newcomers/

* A entrada continua sendo a partir de 5%. Quem der menos de 20% de entrada poderá financiar até 30 anos (antes era 35) e quem der mais de 20% de entrada poderá financiar em até 35 anos.

Vancouver +3 disse...

Dizem que se conselho fosse bom não era de graça, né??? mas vai o meu: É melhor definir um pouco a vida de vcs antes de comprar o primeiro ap. Não por causa do dinheiro e sim pq vcs não sabem as propostas que vcs podem perder se estiverem presos a um bairro ou cidade. No começo tudo é muito incerto, não se prenda a nada até ter certeza do rumo que a vida de vcs vai tomar...bjs

Com o pé no Canadá disse...

Carlos,

Essa regra de 5% p o primeiro imóvel não serve para um imóvel que vc tenha tido em qualquer lugar do mundo ou só no Canada?

[]s, Sa

Com o pé no Canadá disse...

Rafael e Amanda, que informação preciosa vcs me deram... vou devorar esse site e com certeza voltarei com duvidas p pentelhar.
Vlw mesmo.

[]s, Sa

Com o pé no Canadá disse...

Rafael e Amanda,

Nesse site de newcomers não consegui localizar a informação de que o historico de credito de nosso país de origem pode ser considerado. A unica coisa que achei sobre historico de credito foi isso aqui:


Here are some tips that will help you show that you are able
to repay a mortgage:

1. Open a bank account and use it regularly.
2. Consistently pay your bills on time, including rent, utilities,
cable, and insurance premiums.
3. Apply for small loans from your bank to begin proving that
you can pay on time.
4. Apply for a credit card.
5. Try to remain with the same employer for an extended
period of time

Pode me ajudar?? Vc sabem onde tem essa informaçao?

[]s, Sa

Luis Bomfim disse...

Concordo com o que falaram. Acho que comprar imóvel logo na chegada não vale a pena pois tudo é incerto.

Se você compra um imóvel em um local e aparece uma oportunidade de emprego em um lugar mais distante ?

Tem toda a questão do crédito também. Eu particularmente acho que não vale a pena.

Anônimo disse...

Pessoa!!!
Cariocas da Neve,compraram um la ;)
Bjs
Joice

LC disse...

Oi Sa, acabei de chegar em casa do nosso encontro e vim correndo me atualizar...
Sabe o que eu mais gosto em vcs? Vcs socializam as informações. É pra isso que existe o grupo não é mesmo?
Super beiju!

Anônimo disse...

Sa!
a gnt tbm pensava como vcs! afinal, venderemos 2 imóveis aqui...mas, o que pensamos foi...essa primeira fase é bem adaptação...e se quisermos mudar de bairro, da escola do filho, uma proposta de emprego? de casa para ap ou vice-e-versa?
então, optamos por alugar primeiro...conhecer bem o terreno e depois alugar!
nossa procupação será em como fazer a transferência do dinheiro da venda dos imóveis lá pro Canadá...vcs pensaram nisso?
bjs

belino disse...

Fala Sá! Nossa, ler esse seu post deu frio na barriga! rs. Nós, que estamos aqui terminando de juntar os docs e nos preparando pro IELTS no outro sábado (16/04), ficamos torcendo pra estar assim, com esses planejamentos "já certos" da ida. Concordo com seu amigo e acho que, no primeiro momento, alugar deve ser o melhor caminho. Por mais que se pague 12 alugueis, vocês terão tempo e tranquilidade de escolher o local de vocês. Uma coisa que ameniza o pensamento de que está se gastando dinheiro com aluguel é colocar essa grana do apê de vocês pra render e usar o rendimento pra pagar o aluguel. =) bjos