sexta-feira, 4 de junho de 2010

Nossos motivos pra sair da pátria que nos pariu

Essa é a uma questão um pouco complicada porque cada dia é um motivo diferente e todos esses motivos juntos formam um motivão a ponto de fazer nossos pezinhos que adoram passear no Aterro do Flamengo, ver o Pôr do Sol no Arpoador, ficar pertinho da família q tanto amamos, fazer trilhas no Pão de Açúcar, passear na Floresta da Tijuca, ir aos pubs de Ipanema, freqüentar as noites da Lapa... largar tudo isso e ficar com vontade de ir congelar nas Terras do Norte.

Violência: Éramos dois pares de pezinhos felizes por poder desfrutar das belezas dessa nossa Cidade Maravilhosa, mas infelizmente a violência tomou conta da cidade e Gilberto Gil que me desculpe... mas o Rio de Janeiro já não continua mais tão lindo assim. E os bandidos levaram nosso carro e alguns dias depois levaram nossa moto. É terrível ter uma arma apontada pra sua cabeça e uma apontada pra a pessoa que você ama e você não sabe se dali 5 minutos vocês estarão vivos. E alguns meses depois levaram o iPhone do marido dentro do metrô na estação da Carioca. Não saímos mais a noite de carro. Não saímos do eixo Centro – Zona Sul. Quando estou dirigindo e vejo uma moto (os bandidos q nos assaltaram estavam de moto) começo a suar frio, me descontrolo, choro.

Enfim, não tem mais condições de viver aqui nesse terrorismo. Se hoje um fica preocupado com o outro imagina quando tivermos um bebezinho? Não vou deixar a criança nem respirar pq é perigoso...rsrsrsrs

Esse é o principal motivo... a violência do Rio de Janeiro e que está se alastrando por todo o Brasil.

Trânsito: Pra começar as ruas são todas cheias de buracos, na cidade inteira... não sei pra que serve IPVA. As únicas pistas decentes são aquelas em que pagamos pedágio. O trânsito é um nó. Os ônibus só faltam atropelar os carros menores e largam passageiros no meio da rua. Os táxis literalmente atravessam a rua de uma faixa a outra por causa de passageiro. Ninguém se importa de parar fechando cruzamento. É uma bagunça... terra sem lei. E além de tudo isso, um carro básico custa os olhos da cara.

Educação: As escolas públicas brasileiras são uma piada. Aqui para a criança ter uma educação de qualidade ou os pais tem dinheiro... ou tem dinheiro. E quando existem programas criados pelo governo como PROUNI para os que não tem condições poderem freqüentar uma faculdade particular sabe o que acontece? Pessoas corruptas dão um jeito de dar essas bolsas de estudo pra quem teria condições de pagar e tudo vai ficando por isso mesmo.

Cidadania: Noção de cidadania virou artigo de luxo por aqui. É cada um olhando seu umbigo, cada um com seus problemas. Saia pra almoçar no centro da cidade e vc vai ver... as pessoas te atropelam, te empurram, pisam no seu pé... “por favor”, “desculpe”, “com licença”, “obrigado”.... aff.... vc não ouve esse tipo de coisa na rua, no máximo você ganha uma cara feia de brinde.

Acho q nesse quesito cidadania também entra o cumprimento das regras... ou seria melhor o descumprimento. Porque no Brasil parece que as regras são feitas para serem descumpridas. Desde as leis até as regras de comunidades como o condomínio em que moramos. As pessoas não querem fazer o mínimo p/ o bem comum, apenas p/ o seu próprio bem estar.

Enfim... não estamos saindo por falta de beleza. O que não falta nessa cidade é beleza. Tem trecho mais bonito do que aquele ali da praia de Botafogo onde tem a marina e o Pão de Açucar logo atrás? É realmente lindo... mas não dá mais.

O motivo, motivão mesmo é a violência... se mesmo com todos os problemas que citei a violência não estivesse no nível em que está nós ficaríamos felizes. Mas não podemos mais viver com medo, tensos, sair sem saber se voltamos. Estamos atrás de qualidade de vida e daqui a pouco eu conto porque o escolhido foi o Canadá.

Bjus, Sá

4 comentários:

Green disse...

Estamos no mesmo barco, a violência está um absurdo, já tive um carro roubado, com direito a arma na cabeça também e um outro carro furtado, perto da minha faculdade, ou seja, ta muito complicado, e quando olho para o futuro vejo o meu falando que toda sua vida reclamou do Brasil e nada melhora, aliás só piora, não quero passar minha vida me lamentando, quero conhecer o mudo, quero viver sem medo, quero qualidade de vida, por isso estou iniciando os planos prá imigrar, no momento estudo para o IELTS e juntando grana, gostaria que tudo fosse mais rápido, mas, como tudo na vida, nada é fácil, temos que correr atrás do nossos objetivos. Bjss

Com o pé no Canadá disse...

Ai Green! Alguem q me entende...rsrsrs parece q as pessoas em volta estão inertes... ninguém se incomoda.
É exatamente disso q estamos atrás... viver sem medo =)

Gaby disse...

Ai, amiga.. Concordo com tudinho!! E eu não passei por 1/3 q vc passou.. Aliás, nunca nem fui assaltada. Mas bem que eu queria sair daqui também. Cada vez que viajo (até mesmo para o Chile, q dá de 10 no Brasil!), eu volto e bate um desânimo... Vamos ver se no futuro eu convenço o "maridão" tb e nós seremos vizinhas!! hehehe

Gi disse...

Oi Sá,
Me deu uma tristeza muito grande agora,lendo o seu post, pois é exatamente a mesma coisa que sinto aqui em SP. Ainda não estamos prontos para aplicar (marido e eu), mas sabemos que será inevitável. Ainda me preparo psicologicamente para a parte de ficar longe da família... vou acompanhar seu blog. Boa sorte!
Gi